Estrela da Ópera Italiana em Santa Cruz

O que a Prima-Dona da Companhia Italiana de Ópera tem a ver com Santa Cruz?!?

Augusta Candiani, Prima-Dona da Companhia Italiana de Ópera

Augusta Candiani veio para o Brasil para estrear no Teatro São Pedro de Alcântara na primeira montagem da Norma; aqui se apaixonou pelas terras tupiniquins e nunca mais regressou a seu país de origem.

Cantora Lírica erudita, foi musa de Machado de Assis e tantos outros; aqui se encantou com a miscigenação da cultura brasileira

de tal maneira que rompeu barreiras entre o erudito e o popular ao cantar modinhas (gênero tipicamente brasileiro e mal visto pela elite da época), incentivando os músicos daqui a criarem o movimento da Ópera Nacional.

Ao se separar de seu marido  italiano, sua vida se tornou um escândalo para a época. Perdeu a guarda de sua filha, seus bens. Uniu-se a José de Almeida Cabral, compositor de modinhas, e passou a fazer parte da  Companhia Dramática Cabral, percorrendo vários lugares no Brasil.

De volta a corte, teria ganho de Dom Pedro II e Dona Thereza Cristina, – padrinhos de sua primeira filha, Theresa Christina Maria Candiani Figlio – uma casa na zona rural da corte, atual bairro de Santa Cruz, onde morou até o fim de sua vida.

O Imóvel localizado na Rua Senador Camará, 215, foi fragmentado e hoje em dia parte se tornou uma loja de ferragens, outra parte encontra-se em abandono à procura de um novo dono.

Antiga casa de Augusta Candiani, em Santa Cruz